Para operar dentro das normas, é preciso portar alguns documentos obrigatórios que são divididos de acordo com a operação.
Recreativo
É preciso possuir e apresentar, caso solicitado, o cadastro na ANAC/SISANT e o Manual do Drone.
Comercial
Para uso que não seja exclusivamente recreativo, é preciso portar Apólice do Seguro RETA, Cadastro na ANAC/SISANT, Manual do Drone e ARO (Avaliação de Risco Operacional).
Aqui explicamos detalhadamente o que são cada um deles:
Seguro RETA
O Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo é um seguro obrigatório de aeronaves, uma espécie de “DPVAT dos drones”. É obrigatório para todos os equipamentos com peso acima de 250g.
Cadastro ANAC/SISANT
O cadastro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) é obrigatório para todos os drones com peso de decolagem superior a 250g e até 25kg.
Manual do Drone
É o Manual de Usuário do Drone. Você deve tê-lo a mão caso precise checar alguma informação. Disponibilizamos os manuais em nossa seção de Downloads.
ARO (Avaliação de Risco Operacional)
A ARO deve ser elaborada considerando todos os cenários da operação com o drone, as medidas a serem tomadas para evitar situações de risco e quais as ações de resposta para eventualidades. Na seção de Downloads, disponibilizamos um modelo de ARO simplificado.
Fontes: MCA56-2 e Guia de Orientações ANAC
Douglas Lira é pós graduado em Gestão & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem mais de 16 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Marketing e Comercial. É Co-fundador da Alugue Seu Drone, a primeira locadora de drones do Brasil. Administra também a Pic Drones, perfil de fotografias aéreas.
A Alugue Seu Drone te leva a uma incrível experiência: pilotar um drone!
Veja nesses 4 simples passos como é FÁCIL alugar um drone!