Sistema permite o acesso de drones ao espaço aéreo brasileiro
O Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) – SARPAS foi desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com o objetivo de facilitar a solicitação de acesso de drones ao espaço aéreo brasileiro.
Desta forma, os usuários de drones podem voar com segurança e dentro das normas.
Primeiro é preciso possuir algumas autorizações como a homologação na ANATEL e o cadastro na ANAC antes de incluir sua aeronave no sistema e solicitar voos.
Existem algumas exceções onde não é necessária a autorização do DECEA.
Sobretudo para drones com peso de decolagem (PMD) acima de 250g, é imprescindível realizar a solicitação de voo.
Para alugar um drone é preciso possuir o código do SARPAS que é facilmente obtido em alguns simples passos.
Pelo código, que possui 4 letras, a Alugue Seu Drone compartilhará o drone no sistema e assim quem alugou conseguirá realizar a solicitação de voo.
Através do SARPAS, o Brasil se destaca por ter desenvolvido um sistema inteligente e simples de navegar onde qualquer cidadão poderá solicitar seu voo e voar com segurança.
Ponto para nós.
Fonte: DECEA/SARPAS
Douglas Lira é pós graduado em Gestão & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem mais de 16 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Marketing e Comercial. É Co-fundador da Alugue Seu Drone, a primeira locadora de drones do Brasil. Administra também a Pic Drones, perfil de fotografias aéreas.
A Alugue Seu Drone te leva a uma incrível experiência: pilotar um drone!
Clique aqui e veja em 4 simples passos como é FÁCIL alugar um drone!