Projeto da Universidade de Coimbra mapeia os lixos nas praias e ajuda na limpeza dos oceanos
Os resultados do projeto “UAS4Litter” demonstraram que os drones podem ser muito úteis no combate aos lixos marinhos que afetam diversas regiões do planeta.
O “UAS4Litter” é um acrônimo de “Mapeamento de lixo marinho com drones low-cost” e tem como principal objetivo usar drones com câmeras multiespectrais para detectar e inspecionar o lixo, tudo de forma autônoma.
A equipe desenvolveu um software que recolhe imagens das áreas costeiras, as processa e forma um grande mosaico georreferenciado para, em seguida, realizar uma análise e categorizar os tipos de lixos – plástico, vidro, metal, madeira, borracha, etc.
Esse trabalho ajuda a identificar as áreas de maior acúmulo de lixo e quais os tipos mais comuns.
Sendo assim, as equipes de limpeza poderão agir assertivamente sem agredir – mais – o ecossistema marinho.
Informações detalhadas sobre o projeto você pode ver aqui: https://www.uas4litter.com/resultados
Projeto semelhante têm sido conduzido pela ONG britânica The Plastic Tide num grandioso projeto chamado Marine Litter Dronet.
Fonte: Universidade de Coimbra / Projeto Colabora
Douglas Lira é pós graduado em Gestão & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem mais de 16 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Marketing e Comercial. É Co-fundador da Alugue Seu Drone, a primeira locadora de drones do Brasil. Administra também a Pic Drones, perfil de fotografias aéreas.
A Alugue Seu Drone te leva a uma incrível experiência: pilotar um drone!
Veja nesses 4 simples passos como é FÁCIL alugar um drone!