Na conferência virtual Sillicon Valey, o uso de drones e internet das coisas (IoT) foram destaque
As principais discussões da conferência giraram em torno das “construtechs” (organizações que tem a tecnologia como base e objetivo de encontrar soluções para incorporadoras, construtoras, empreiteiras, indústrias, imobiliárias, etc).
Obter imagens aéreas e de alta definição de um canteiro de obras por exemplo, estão revolucionando o setor.
Segundo Andrew Dennison, da Drone Deploy, as imagens capturadas e processadas pelos drones possuem diversas aplicações como montagem de maquetes 3D, acompanhamento e evolução da obra, inspeções de estruturas e busca por vazamentos com câmeras térmicas.
A Drone Deploy, é uma das maiores empresas do mundo em processamento de imagens capturadas por drones através de seu consagrado software. Um dos edifícios mais emblemáticos que a empresa acompanhou a obra foi a sede da Apple em Cupertino, por exemplo.
Queremos que as empresas de construção civil possam gerenciar suas carteiras de obras completas e à distância com dados gerados por drones. Mas já não basta apenas processar estes dados: é preciso usar inteligência artificial para que o próprio sistema detecte automaticamente erros e atrasos nos projetos com a sobreposição de imagens e avise os gestores.
Outra importante observação feita pelo especialista vai além da captura de imagens para propaganda imobiliária, o trabalho começa bem antes.
“Começa desde a licitação. Com esta técnica de fotogrametria é possível ter até noção do volume exato de terra que será preciso retirar para uma fundação, o que torna os orçamentos mais precisos. Para uma inspeção já não é mais necessária a contratação de guindastes gigantescos. As equipes passam a operar do solo, com mais segurança e eficiência.
Outro ponto bastante interessante levantado na conferência foi a conexão de prédios a uma rede de dados. Desde o controle do combustível das máquinas, quantidade e qualidade dos materiais usados e o uso de dispositivos eletrônicos estão e deverão ainda mais revolucionar o mercado.
Segundo o especialista da Amazon Lab126, Armando Lucrecio é preciso que engenheiros e arquitetos se aproximem e aprofundem o conhecimento nessas tecnologias.
É preciso estudar processos de construção que envolvam não só o concreto, mas também outros materiais inteligentes, como smart glasses, inteligência artificial e o controle dos edifícios por voz. Depois dos processos claros é preciso simulá-los em novos softwares capazes de entender onde estão os riscos de um projeto, antes mesmo dele sair do papel.
E finaliza aconselhando que estes profissionais estudem as diversas aplicações da internet das coisas nas construções, sejam comerciais ou não.
O futuro chegou.
Drones, softwares e pouca ação humana já são realidade no canteiro de obras.
Fonte: Gazeta do Povo
Douglas Lira é pós graduado em Gestão & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem mais de 16 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Marketing e Comercial. É Co-fundador da Alugue Seu Drone, a primeira locadora de drones do Brasil. Administra também a Pic Drones, perfil de fotografias aéreas.
A Alugue Seu Drone te leva a uma incrível experiência: pilotar um drone!
Clique aqui e veja em 4 simples passos como é FÁCIL alugar um drone!