fbpx
 

nonono

LegislaçãoTudo sobre DronesANAC autoriza testes de drones para entrega

agosto 24, 2020by Douglas Lira0
https://alugueseudrone.com.br/wp-content/uploads/2020/08/rich_features_1-e1598031973338.png
Em caráter experimental até 2021, a ANAC emitiu a primeira autorização para empresa testar o tão sonhado delivery por drones.

 

No começo de agosto, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu à empresa Speedbird o primeiro CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) para testes de entrega de produtos com drones.

A notícia foi comemorada pelo setor pois é um grande avanço no uso dessa tecnologia no país. Com a emissão do CAVE, a expectativa é que a exploração de drones em novas atividades esteja cada vez mais próxima.

A autorização permite que os testes sejam além da linha visual visada (BVLOS), ou seja, quando o operador não precisa ter contato visual com o drone. Todo o processo foi conduzido pela AL Drones, especialista em projeto e certificação de drones.

O modelo escolhido foi o DLV-1, desenvolvido pela própria Speedbirrd (antes SMX) e que ganhou a matrícula PP-ZSL, e precisa seguir rigorosamente as normas previstas no RBAC-E (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil) da ANAC e as normativas do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Para o superintendente da ANAC, Roberto Honorato, a autorização é significativa para o setor. “Dentre as atividades que a sociedade espera para os drones explorarem, o delivery é uma das mais promissoras. Obter o CAVE é uma etapa importante no processo de desenvolvimento do negócio, principalmente por ser de uma empresa brasileira”, destaca.

E é isso que chama mais atenção: toda tecnologia é tupiniquim. Isso mostra a capacidade do Brasil em trabalhar com tecnologias inovadoras.

O DLV-1 pesa cerca de 9kg e pode transportar cargas de até 2kg com velocidade de 32km/h. A autorização da ANAC permite apenas operações durante o dia e a uma distância máxima de 2,5 km do ponto de decolagem.

É importante destacar que o drone não entregará na casa das pessoas, a empresa deixará o produto num centro de distribuição, o drone retirará o item e irá levar até um segundo ponto e, a partir disso, a entrega para consumidor será feita por um entregador.


 

Douglas Lira é pós graduado em Gestão & Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem mais de 16 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Marketing e Comercial. É Co-fundador da Alugue Seu Drone, a primeira locadora de drones do Brasil. Administra também a Pic Drones, perfil de fotografias aéreas.  

 


 

A Alugue Seu Drone te leva a uma incrível experiência: pilotar um drone!

 

Veja nesses 4 simples passos como é FÁCIL alugar um drone!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://alugueseudrone.com.br/wp-content/uploads/2019/11/logo-site.png
A Alugue Seu Drone chegou para te levar a uma incrível experiência: pilotar um drone! Podemos viajar contigo e te ajudar a registrar os melhores momentos. Alugamos nossos drones também para foto e filmagem de eventos, agricultura, topografia, inspeções, segurança, construção. Qualquer que seja sua necessidade estamos prontos para te atender!